Conservatórios de Música
de Lisboa e de Mafra
Aprender Música num contexto de ensino especializado faz já parte das opções educativas de uma grande parte da população escolar. As famílias olham, cada vez mais, para a Música, e para a aprendizagem de um instrumento musical em ambiente de ensino especializado, como uma parte basilar da educação das suas crianças e dos seus jovens. As famílias compreendem bem os benefícios que daí decorrem. Em primeiro lugar, sabe-se hoje que a aprendizagem de um instrumento musical tem um efeito positivo nos resultados escolares. Por exemplo, num estudo de 1995, o American Council for the Arts mostra que os alunos que, no estudo, aprenderam a tocar um instrumento musical, durante, pelo menos, quatro anos, obtiveram resultados, em testes de matemática e em testes verbais, que foram, em média, respetivamente, duas e três vezes superiores aos resultados das crianças sem estudos artísticos. Em segundo lugar, num contexto de enorme incerteza, em que muitos sectores da economia são incapazes de prever os acontecimentos daí a um mês, é também aceite que urge desenvolver, nas crianças que estão no sistema educativo, competências de criatividade, isto é, desenvolver ferramentas de criação de valor, para que as crianças possam, mais tarde, ser bem sucedidas no mercado de trabalho, e sê-lo continuadamente ao longo do tempo. Finalmente, há uma cada vez maior franja da população que vê na Música, na Cultura, e nas indústrias criativas em geral, uma excelente opção de saídas profissionais.
Os Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra, propõem-se a contribuir para fomentar a Cultura, as Artes, o Conhecimento e a Formação, enquanto estabelecimentos de ensino artístico vocacional.
Na base do projecto educativo dos Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra está o que vem expresso no nº 5 do artigo 2º da Lei de Bases do Sistema Educativo, isto é, “A educação promove o desenvolvimento do espírito democrático e pluralista, respeitador dos outros e das suas ideias, aberto ao diálogo e à livre troca de opiniões, formando cidadãos capazes de julgar com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram e de se empenhar na sua transformação progressiva.”
Toda a ação educativa dos Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra assenta na excelência e na motivação dos alunos. Embora a grande parte dos alunos não vá procurar seguir os estudos artísticos em organizações de ensino superior, o ensino oferecido tem por objetivo a formação de músicos de nível pré-universitário, que sejam capazes de ingressar e ter sucesso em qualquer universidade de ensino artístico. Para que os alunos consigam chegar tão longe quanto possível na educação artística, os Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra estão mobilizados em fazer tudo para que os seus alunos estejam sempre altamente motivados. A música de conjunto, em contexto de coro, de orquestra, e de música de câmara, é elemento fundamental para manter elevados índices de motivação. Outro pilar essencial é proporcionar aos alunos a experiência do belo. Difícil de traduzir em palavras, a experiência do belo é facilmente reconhecida nos rostos de quem teve essa experiência. É o que provoca sorrisos, de orelha a orelha, no rosto de quem acabou de assistir a um concerto memorável. É o que torna o público conhecedor um pouco mais feliz. Após ter experimentado o belo, é bem mais fácil manter a disciplina e estudar regular e afincadamente.
Mesmo que os alunos não venham nunca a ser músicos profissionais, do ponto de vista da sociedade, e não querendo elencar de novo os benefícios dos estudos artísticos no sucesso escolar e profissional, proporcionar o belo aos alunos mudar-lhes-á a vida para sempre e constituirá um contributo forte para o desenvolvimento de novos públicos de música erudita que irão regularmente aos espetáculos.
O Conservatório de Música, de Dança, e de Arte Dramática de Lisboa surgiu em 2009 a partir de uma evolução da Academia de Música de Orquestra que funcionou, em Lisboa, no Colégio de São Tomás, no Colégio Mira Rio, na Escola “Ave-Maria”, no Colégio de Santa Maria, e no Porto, no Colégio Horizonte. Desde a sua fundação os seus alunos têm-se apresentado dentro e fora de Portugal em locais nobres em Portugal como o Palácio Foz, Centro Cultural de Belém, Teatro Municipal Joaquim Benite (em Almada), Teatro Ibérico, Teatro Armando Cortez, Palácio de Belém a convite de Sua Excelência o Presidente da República, na Catedral del Pi, em Barcelona, entre outros. O Conservatório de Música, de Dança e de Arte Dramática tem como patrono oficial a Maestrina Joana Carneiro, que dirigiu em 2012 o álbum dos Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa Canções de Natal Portuguesas.
O Conservatório de Música de Mafra surgiu em 2015, numa parceria com a Câmara Municipal de Mafra, e tem vindo a crescer desde então, com participação dos alunos em diversos eventos no concelho e a nível nacional.
Famosa pelo seu majestoso palácio que constitui a obra mais importante do barroco português, Mafra tem nos últimos anos, de forma acelerada, sido envolvida num processo de crescimento urbano. Com onze freguesias, o concelho de Mafra é um concelho de contrastes – entre o velho e o novo, o antigo e o moderno, o urbano e o rural. A população é essencialmente jovem. Verifica-se uma dinâmica associada ao crescimento da população, que se apresenta com um sinal de grande vitalidade. As grandes questões políticas colocam-se hoje nos domínios do planeamento, da Cultura e da salvaguarda e valorização dos núcleos históricos.
Os Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra contam com cerca de 300 alunos, que frequentam os seguintes cursos: Curso de Iniciação à Música, Curso Básico de Música, Curso Secundário da Música e Cursos livres (Jardim Musical, Jardim de Instrumento e Curso livre de instrumento).
Os Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra contam com cerca de 40 professores, a grande maioria já com profissionalização ou mestrados em ensino.
São objetivos dos Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra:
– Proporcionar uma prática letiva exigente e rigorosa para que os alunos atinjam um domínio efetivo das competências exigidas no final de cada ciclo, designadamente através da avaliação contínua;
– Praticar uma avaliação trimestral rigorosa e exigente para que os alunos atinjam um domínio efetivo das competências exigidas no final de cada ciclo;
– Promover o desenvolvimento de competências musicais apetrechando o aluno com as ferramentas adequadas para poder afirmar-se como um músico de excelência e com sólidas estrutura e formação de base;
– Promover um ensino de alta qualidade na formação geral;
– Motivar e mobilizar a comunidade escolar através de projetos artístico-musicais transdisciplinares e articulados, ou outros, que envolvam um maior número possível de intervenientes, designadamente através da participação na edição anual do Prémio Bomtempo;
– Promover a articulação de conteúdos e saberes nas diferentes disciplinas tornando-os coerentes entre si;
– Estabelecer protocolos e parcerias com instituições culturais do meio envolvente;
– Divulgar as atividades dos Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra no exterior, designadamente no que diz respeito a estágios de orquestra e de música de câmara, a concertos temáticos, a masterclasses ou a workshops;
– Fomentar a comunicação entre os Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra e o meio, através de estratégias como a organização de eventos culturais abertos ao exterior, de audições e recitais fora dos edifícios sede, de participação em atividades com outros estabelecimentos de ensino, e de intercâmbios com organizações culturais.