Jardim Musical
As crianças entre os 3 e os 5 anos frequentam a classe de Jardim Musical, uma classe semanal de 45 minutos. A palavra de ordem é versatilidade.
As crianças têm um primeiro contacto com todos os instrumentos da orquestra sinfónica, ouvem diferentes possibilidades sonoras e expressivas, percebem a sua construção, a sua manipulação, as suas exigências físicas. Mas, além disso, os alunos vão gradualmente passando a tocar cada vez mais nos instrumentos Orff como xilofones, metalofones ou pratos e vão formando pequenas orquestras destes instrumentos de percussão.
Despertam as sensações para a Música, as capacidades auditivas e rítmicas são desenvolvidas. O património musical das crianças é francamente enriquecido.
Plano curricular
Aula de conjunto: 45 min por semana
Jardim de instrumento
As crianças a partir dos 3 anos começam a aprender violino, violeta, violoncelo, piano, clarinete, flauta transversal segundo o método Suzuki, um método proposto pelo pedagogo japonês com o mesmo nome.
O método Suzuki tem por base a visão de que se as crianças aprendem a falar sem ler nem escrever, então também conseguem aprender a tocar um instrumento musical sem saber ler nem escrever música (notação musical). A verdade é que conseguem! Dois elementos-chave estão presentes aqui: o elemento imitação e o elemento afeto. As crianças aprendem a falar imitando os sons que os Pais, Irmãos e Avós – isto é, as pessoas por quem as crianças sentem afeto e com as quais se sentem protegidas – produzem. No método Suzuki, as crianças aprendem a tocar reproduzindo os movimentos dos seus professores de instrumento, por quem as crianças passam também a sentir afeto e com as quais passam a sentir-se protegidas. Há, depois, apontamentos de grande cuidado. A grande parte dos exercícios, com o arco ou instrumento, que são tradicionalmente um pouco enfadonhos, são sempre executados de uma forma muito divertida. Por exemplo, as crianças são, em grupo, convidadas a “mexer a sopa” com a “colher” (leia-se “arco”) enquanto cada criança junta mais um “ingrediente” à “sopa”.
Plano curricular
Aula de instrumento: 30 min por semana (aula individual)
Classe de conjunto: 45 min/60 min por semana
Instrumentos lecionados: Violino, Violoncelo, Flauta Transversal, Piano