Curso secundário da música/Curso secundário de canto
Os cursos secundários da música e secundário de canto têm uma carga horária semanal mínima de 9h30, repartida pelas disciplinas de Formação Científica e de Formação Técnico-Artística. As aulas de instrumento e de canto têm a duração semanal de 90 minutos e são lecionadas individualmente.
Para a integração de novos alunos será necessária a realização de provas, agendadas pelos professores titulares. Posteriormente é verificada qual a melhor turma que se adequa ao perfil do candidato.
A entrada nas turmas dos Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra acontece tendo em conta as vagas disponíveis.
Plano curricular
Aula de instrumento: 90 min por semana (aula individual)
Formação Musical + Leitura: 60 min + 30 min por semana
Classe de Conjunto: 75 min por semana
Análise e Técnicas de Composição: 135 min por semana
História e Cultura das Artes: 135 min por semana
Disciplinas de opção: 45 min por semana
Instrumentos lecionados: Violino, Violeta, Violoncelo, Contrabaixo, Guitarra clássica, Guitarra portuguesa, Guitarra elétrica, Guitarra baixo, Flauta Transversal, Oboé, Clarinete, Fagote, Trompete, Trombone, Tuba, Trompa, Saxofone, Percussão, Piano, Canto, Acordeão.
Curso secundário elementar
Os cursos secundário elementar da música e secundário elementar de canto têm uma carga horária semanal de 6h, repartida pelas disciplinas de Formação Musical + Leitura, Instrumento, Classe de Conjunto, Análise e Técnicas de Composição e História e Cultura das Artes. Este curso não certifica oficialmente o aluno da frequência do curso secundário da música ou do curso secundário de canto.
Plano curricular
Aula de instrumento: 90 min por semana (aula individual)
Formação Musical + Leitura: 60 min + 30 min por semana
Classe de Conjunto (Coro): 75 min por semana
Análise e Técnicas de Composição: 45 min por semana
História e Cultura das Artes: 60 min por semana
Instrumentos lecionados: Violino, Violeta, Violoncelo, Contrabaixo, Guitarra clássica, Guitarra portuguesa, Guitarra elétrica, Guitarra baixo, Flauta Transversal, Oboé, Clarinete, Fagote, Trompete, Trombone, Tuba, Trompa, Saxofone, Percussão, Piano, Canto, Acordeão.
Cursos livres
Jazz
O inimitável Phil Mendrix, guitarrista dos Ena Pá 2000, tocou com a Big Band do Conservatório de Lisboa em 2012, numa apresentação na Escola Virgílio Ferreira.
Esta classe é destinada a alunos a partir dos 10 anos. Também existem turmas para alunos adultos.
Coro Jazz
Descrição: grupo de vozes mistas, criado para explorar o repertório coral e os arranjos vocais associados aos géneros jazz e pop, cativando novas pessoas para a prática coral.
Objetivos: numa primeira fase, a principal meta é a de conseguir reunir o gripo em torno de primeiros temas, minimamente contrastantes (jazz, pop, canções ligeiras ou baladas, em inglês e em português), para criar experiências diferentes que ajudem ao conhecimento e autoconhecimento das diferentes vozes. Posteriormente pretende-se que reúnam o repertório necessário para apresentar pequenos concertos exclusivamente dedicados a determinados autores, décadas ou temas.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Rock
Os alunos inscritos neste curso terão aulas de instrumento, toda a teoria e toda a prática. Terão oportunidade de tocar em conjunto com outros colegas, formando combos e/ou a orquestra ligeira. Com estas classes terão oportunidade de, ao longo do ano letivo, atuar nas várias participações que o Conservatório de Lisboa promove e naquelas para as quais são convidados.
É destinado a alunos a partir dos 10 anos. Também existem turmas para alunos adultos.
Dança
Os alunos são distribuídos pelo grau de conhecimento/aptidão/formação e tendo em conta também a idade. Este curso é formativo e não equivale a nenhum ano de escolaridade. Contudo, os alunos de ano para ano vão seguindo os vários níveis. Toda a gestão do curso está a cargo do professor titular.
A abertura de turmas está condicionada ao número mínimo de alunos inscritos.
Dança Clássica
Destina-se a todos os alunos a partir dos 3 anos de idade.
A Dança Clássica, também conhecida como ballet, é um tipo de dança que reúne uma série de técnicas e movimentos específicos. Por outro lado, o ballet é o nome que permite fazer referência à peça musical composta para ser interpretada através da dança.
A Dança Clássica exige uma grande concentração por parte do bailarino, o qual deve executar movimentos corporais com muita precisão, coordenação e graciosidade. O treino é imprescindível, já que muitas das formas do ballet requerem elasticidade e flexibilidade.
A abertura de turmas está condicionada ao número mínimo de alunos inscritos.
Dança Contemporânea
Destina-se a todos os alunos com mais de 10 anos de idade.
Dança Contemporânea combina com movimentos de vários estilos, desde as danças orientais, street dance, Hip-Hop, dança jazz e moderna.
A Dança Contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir as suas próprias coreografias a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, contacto – improvisação, método Laban, técnica de release, Body Mind Centering (BMC), Alvin Nikolai. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie as suas composições a partir de temas relacionados com questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e quotidianas, como também a fisiologia e a anatomia corpo. Aliado a isso, viu-se a necessidade de uma pesquisa teórica para complemento da prática.
O corpo na Dança Contemporânea é construído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, que trazem o trabalho de consciencialização do corpo e do movimento, como a técnica Alexander, Feldenkrais, eutonia, Klauss Viana, entre outras.
A abertura de turmas está condicionada ao número mínimo de alunos inscritos.
Arte Dramática
O curso é constituído por professores que acumulam funções no ensino superior, designadamente na escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, e por atores que encontramos nos palcos dos grandes teatros nacionais, na televisão e nas telas de cinema.
As aulas de Expressão Dramática são destinadas a crianças do pré-escolar.
As aulas de Teatro Musical estão direcionadas para os alunos a partir dos 6 anos.
Disciplinas: Teatro, Voz, e Movimento/Expressão Corporal.
Estas aulas têm como objetivo uma prática pedagógica e formativa, e também a preparação dos alunos para uma apresentação ao público. Todo este processo culmina com um espetáculo no final do ano letivo.
No teatro, o Conservatório de Lisboa segue os programas da Guildall School of Music & Drama, do Reino Unido, porque para o Ministério da Educação e Ciência, o teatro só começa no ensino superior. Só há as exceções, como os cursos profissionais de Cascais. O Conservatório de Lisboa é uma escola de ensino artístico.
A admissão na Escola de Arte Dramática do Conservatório de Lisboa requer uma pré-avaliação do professor titular.